Blog & Noticias

Categorias

Archive

Summit Interfarma 35 Anos: Integridade e ética na saúde em discussão em tarde dedicada ao Compliance

A tarde do segundo dia do Summit Interfarma 35 Anos, em 22/10, foi dedicada a discutir a reputação e a ética da Indústria Farmacêutica de Pesquisa.  Há 18 anos, a Interfarma lançou a primeira versão do seu Código de Conduta, reconhecido não apenas pelo setor farmacêutico, mas por outros setores por ser um documento muito robusto e que elevou os padrões de ética no Brasil para níveis internacionais. 

“Ao longo de seus 35 anos, a Interfarma tem sido uma ponte sólida entre inovação, saúde e responsabilidade. Dentro dessa trajetória, há 18 anos, o nosso Código de Conduta nasceu como um marco — não apenas para o setor farmacêutico, mas para todo o debate sobre integridade e boas práticas no ambiente empresarial brasileiro”, reforçou Renato Porto, presidente-executivo da Interfarma na abertura. 

O diretor jurídico, de Propriedade Intelectual e Compliance, Felipe Alves, fez uma breve retrospectiva da criação do Código de Conduta da Interfarma até a quarta edição, que está hoje em vigor (revisão de 2021). “Nosso propósito não é apenas fortalecer a ética no próprio setor, mas também transpor essas discussões para outros segmentos, construindo assim uma sociedade com parâmetros éticos e de integridade robustos entre indústrias, governo, profissionais e cidadãos”, afirmou o diretor da Interfarma. 

Reynaldo Goto, diretor de Compliance da BRF e orador principal, destacou a importância da integridade nas relações empresariais. Ele afirmou que “a integridade gera valor tanto para os nossos produtos quanto para as nossas relações”, enfatizando que “a falta de integridade destrói o valor”. Goto ressaltou a necessidade de construir uma reputação sólida a longo prazo e alertou sobre os desafios que o setor enfrenta, especialmente em relação à autonomia médica e à transparência das práticas. 

Para terminar o dia, Monique Zuidema, coordenadora-geral de Promoção de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Filipe Venturini, diretor-executivo do Instituto Ética Saúde (IES), Alexandre Dalmasso, advogado especialista em compliance, e Dr. Jeancarlo Cavalcante, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) participaram do painel “Indústria farmacêutica de Pesquisa: Reputação, Ética e Futuro”, com moderação do diretor Jurídico, de PI e de Compliance da Interfarma. Os participantes mostraram o valor da integridade e ética nas relações para o setor farmacêutico e outros atores da saúde. 

Compartilhe nas Redes Sociais: