Blog & Noticias

Categorias

Archive

Nota Interfarma | Aprovação indicados para a Anvisa

A Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) recebe com confiança e otimismo a aprovação de Leandro Safatle, Daniela Cerqueira Marreco e Thiago Lopes Cardoso Campos como presidente e diretores para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), respectivamente.

A Interfarma parabeniza os nomeados e reafirma sua disposição de colaborar com a nova diretoria da Anvisa de maneira técnica, propositiva e institucional, contribuindo para o fortalecimento do sistema regulatório brasileiro e para o avanço de políticas públicas que ampliem o acesso à saúde e incentivem a inovação no país.

Reconhecida como referência em boas práticas regulatórias na América Latina e no mundo, a Anvisa exerce uma função estratégica não apenas na garantia do acesso da população brasileira a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, mas também no fortalecimento do ambiente de negócios e da inovação. Sua atuação alcança diretamente mais de 241 atividades econômicas, representando cerca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Neste novo ciclo, caberá à diretoria conduzir pautas fundamentais para o fortalecimento institucional da Agência. Entre elas, está a adoção de medidas que favoreçam a valorização e o fortalecimento da capacidade técnica da Anvisa, elementos essenciais para assegurar a previsibilidade, a consistência das análises e a continuidade das boas práticas regulatórias.

A modernização dos processos e o aprimoramento da eficiência regulatória também ganham relevância nesse contexto. De acordo com levantamento da Interfarma, os tempos reais de deferimento de pedidos de registro de medicamentos entre janeiro e setembro de 2024 seguem acima dos prazos legais previstos, especialmente em casos prioritários e de doenças raras. Medicamentos sintéticos para doenças raras levaram, em média, 16 meses para aprovação – frente a um tempo legal de 4,5 meses – enquanto medicamentos biológicos para as mesmas condições levaram 11 meses, também acima do previsto legalmente. Esse cenário evidencia a importância de avanços que promovam um ambiente regulatório mais ágil e previsível, capaz de ampliar o acesso da população a tratamentos de ponta e fomentar a chegada de inovações ao país.

Também será essencial preservar o protagonismo internacional da Anvisa, especialmente considerando sua posição como membro gestor do International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH). A manutenção dessa liderança exige um esforço constante de alinhamento às melhores práticas regulatórias globais.

Compartilhe nas Redes Sociais: