Blog & Noticias

Categorias

Archive

Nota Interfarma | Aprovação do novo presidente da ANS

A Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) celebra com confiança e otimismo a aprovação de Wadih Damous como novo presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 19/08.

Reafirmamos nosso compromisso de diálogo técnico, aberto e construtivo com a nova direção da ANS, trabalhando juntos para fortalecer a saúde suplementar no Brasil, sempre colocando o paciente no centro das decisões e garantindo o acesso a terapias inovadoras que transformam a vida e o curso das doenças.

A ANS tem um papel fundamental na regulação do sistema de saúde suplementar, que é diferente do Sistema Único de Saúde (SUS). São dois sistemas distintos, com características e desafios próprios. É importante lembrar que as políticas públicas são feitas para o SUS, enquanto a saúde suplementar precisa de uma regulação adequada à sua realidade, que incentive a inovação, promova a concorrência justa e assegure um atendimento de qualidade e eficiente para os pacientes.

Entre os principais desafios do novo presidente e sua equipe, destacamos:

  • colocar o paciente no centro das decisões regulatórias, ampliando sua proteção e melhorando a experiência em todo o caminho do cuidado.
  • garantir que os pacientes tenham acesso rápido e justo a terapias inovadoras que podem mudar o curso da doença e suas vidas, por meio de processos regulatórios mais ágeis, transparentes e alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais, sem renunciar à segurança e da qualidade.
  • fortalecer a governança regulatória para oferecer previsibilidade e segurança jurídica, essenciais para estimular a inovação e o desenvolvimento do setor.
  • assegurar maior transparência e eficiência especialmente nos processos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), para que as decisões sejam claras, consistentes e agilizem o acesso dos pacientes às melhores opções terapêuticas.

Neste novo momento, a Interfarma está à disposição para contribuir com conhecimento técnico e diálogo aberto, para que juntos possamos construir um ambiente regulatório que garanta aos pacientes acesso a uma saúde de qualidade, inovadora e realmente centrada em suas necessidades.

Compartilhe nas Redes Sociais: