Neste quinto episódio do Conexão Sindusfarma, a entrevistadora Natália Manginelli conduz uma conversa fundamental sobre dois temas que estão no centro do debate da saúde no Brasil: o acesso a tratamentos de ponta e a segurança do paciente.
De um lado, a crescente judicialização da saúde, muitas vezes acompanhada de narrativas que apontam a indústria farmacêutica como vilã. Do outro, um risco real e silencioso: o avanço do mercado ilegal de medicamentos, revelado recentemente em investigações e reportagens de grande repercussão, como o caso envolvendo a manipulação clandestina de medicamentos para emagrecimento.
Para aprofundar essa discussão e separar fatos de discursos simplistas, Natália recebe Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma. Ao longo do episódio, ele analisa as verdadeiras causas da judicialização — como falhas de gestão e negativas de cobertura —, explica por que inovação em saúde tem custo e alerta para os perigos sanitários e éticos do uso de medicamentos produzidos fora das regras da Anvisa.