O terceiro e último dia do Summit Interfarma 35 anos foi realizado em 23/10, com o II Summit Ciência e Inovação Regulatória, iniciativa da Interfarma, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir os avanços e desafios da regulação no setor farmacêutico. A programação intensa ao longo do dia abordou temas como pesquisa clínica, confiança regulatória, inteligência artificial, acesso a medicamentos inovadores e avaliação coordenada de medicamentos e dispositivos médicos.
As oportunidades de atração da inovação e de investimentos no Brasil, considerando o marco legal e regulatório em Pesquisa Clínica, foram discutidas na sessão magna, com participação de Renato Porto, presidente-executivo da Interfarma; Sydney Clark, vice-presidente sênior América Latina – IQVIA; Meiruze Freitas, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/MS); Claudiosvam Martins Alves de Souza, coordenador da COPEC/Anvisa e Fernando de Rezende Francisco, diretor-executivo da Abracro.
Em seguida, Raphael Sanches Pereira, gerente-geral da GGMED/Anvisa, e o presidente-executivo da Interfarma participaram de painel sobre Confiança Regulatória (Reliance), destacando os benefícios da harmonização internacional de requisitos pelo Brasil.
A Sessão 1, com moderação da jornalista Ligia Formenti, foi dedicada à Inteligência Artificial, com apresentações de representantes da Sanofi, Novartis, Pfizer, AstraZeneca e Roche, que abordaram desde fundamentos éticos até aplicações práticas da IA na regulação e pesquisa clínica.
No período da tarde, a Sessão 2 trouxe discussões sobre ferramentas para acelerar o acesso a medicamentos inovadores, como o sandbox regulatório, submissões em nuvem e expectativas regulatórias para anticorpos conjugados e avaliação coordenada de medicamentos e dispositivos médicos. Participaram especialistas da Anvisa, Astrazeneca, Roche, Boehringer, Amgen e Abbvie. O encerramento ficou por conta da apresentação sobre ensaios clínicos de medicamentos biossimilares, conduzida por Flávia Regina Sobral, especialista da COPEC/Anvisa.
A segunda edição do Summit Ciência e Inovação Regulatória reforça o papel da Interfarma na promoção de um ambiente regulatório moderno, ético e alinhado às melhores práticas internacionais, contribuindo para o avanço da ciência e da inovação em saúde no Brasil.